My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quarta-feira, abril 19

Mais novidades e desabafos

Depois de ter analisado a bebé, o médico perguntou se estavamos a vigiar o perímetro cefálico da bebé (que é grandote) e se sabíamos que ela tem a fontanela grande. Disse que deveríamos pedir á pediatra para mandar fazer alguns exames (eletroencefalograma). Segundo ele, em princípo não é nada de grave pois ela é uma bebé muito desenvolvida e atenta. Possivelmente é algo genético e que com o passar do tempo se vai normalizar.

Agora pergunto eu:

1º porque é que o pediatra que assitiu ao parto e fez todos os exames à nascença não lhe cortou o logo o freio? Não seria mais fácil assim?

2º porque cargas de água é que o 1º pediatra da bebé (chefe de serviço da especialidade com alguma fama) NUNCA nos avisou que a bebé tinha um percebtil elevado? ...

Confesso que não entendo estes médicos. O que para uns é super importante, para outros é completamente irrelevante.

Porque é que uns desaconselham dar água aos bebés e outros acham super importante?

Porque é que uns bebés começam pela sopa e outros pela papa?

Porque é que uns podem começar certos legumes (por exemplo espinafres) na sopa e outros não?

Porque é que uns devem ir para a natação e outros não?
...
...
...
Enfim!
Pelo menos parece que agora acertamos na médica. Super atenciosa. Ainda bem que há pessoas que dão mais importância aos bebés que ao $ que recebem da consulta!

adenda: Esqueci-me de por estas diferenças:
E a água? Porque é que uns defendem a mineral e outros a da rede pública de abastecimento?

vitamina D. Uns sugerem 1 gota por dia, outros 2.

Uns aconselham dar o calcio nesta altura, outros não.

19 Comentários:

Blogger Lua Nova disse...

Olá. Apesar de raramente deixar msg venho muitas vezes ao teu blog para saber novidades da tua Estrela, que tem mais uma semaninha que o Rodrigo. Ainda falamos de ti como "aquela da fotografia" por causa de um post que fizeste mesmo antes da tua piquena nascer. Infelizmente, os médicos não andaram todos na mesma escola e acho que muitas vezes o que conta mesmo é o senso comum... deles! O Rodrigo começou pelas sopas, com espinafre. Papas nem pensar. Agua, ele não gosta e damos-lhe sumo de maçã. Mas acho que no meio de tudo o importante é eles sentirem-se bem com eles e connosco.E podermos sempre apreciar a sua "primeira gargalhada" como dizes á uns posts atras.As melhoras para a tua filhota. Vais ver que tudo vai correr bem. E se tiver que ser operada mais vale ser já do que daqui a um tempo pois é mais complicado. Beijinhos para vocês as duas.

19 abril, 2006 23:18  
Blogger RB disse...

uma porcaria essas diferenças né?
tb me questiono mto sobre isso, pois a medicina, não é uma ciencia exacta???
pode ser adaptável aos bebés, como foi o caso do rodrigo que começou pela sopa porque tinha obstipação e o medico achou melhor assim, embora ele seja apologista da papa primeiro.
qto ao resto não entendo mm!!
bjs

20 abril, 2006 00:43  
Blogger Alice disse...

Pois também me interrogo muitas vezes, porque raio eles dizem todos coisas diferentes? Enfim... mas temos de confiar em algum!
Beijinhos

20 abril, 2006 01:30  
Blogger sandra disse...

Parece que andamos todas à volta das mesmas questões: porquê isto e não aquilo?!
Penso que cada pediatra tem a sua metodologia e é esta que aplica aos seus pacientes. Cabe-nos a nós mães (e pais) estar atentos e observar se eles estão a reagir bem ou não.

No meu caso, o pediatra da coelhinha tem tb a especialidade de neonatologia e isso pesou na nossa escolha por ele. Apesar de ela não ter pouca prematuridade, ele optou por atrasar a diversificação da alimentação 1 mês e começamos pelas papas. Agora com 6 meses é que começamos com as sopinhas e frutas.

No caso da natação, na última consulta falei sobre isso. Ele é da opinião que nesta idade nada lá fazem, apenas chapinam na água e andam de colo em colo. Coisa que com vontade e tempo, podemos fazer em casa na banheira. A diferença é que na piscina pagamos e por isso sentimo-nos na obrigação de ir. Quando tiver 1 ano, sim já aconselha, porque tiraremos muito mais partido da situação.

Se não estamos satisfeitas com a escolha do pediatra, há que mudar e voltar a mudar, as vezes necessárias. Havemos de encontrar um que nos dê confiança.

Espero que optem pelo melhor e já têm seguro de saúde que cobrirá um parte (senão a totalidade), sou da opinião que devem utiliza-lo, uma vez que tem internamento. Ela é tão pequenina e vai concerteza ficar mto melhor.
Beijinhos e muito força. Vai tudo correr mto bem.

p.s. Desculpa o testamento.

20 abril, 2006 10:21  
Blogger Jolie disse...

Realmente as diferenças de opiniões entre médicos (de qualquer especialidade) são por vezes enormes.

Acho que o importante é encontrarmos o médico que vá de encontro às nossas expectativas e que tenha uma linha de acção adequada ao nosso caso.

Espero que a vossa pediatra vos saiba aconselhar melhor quanto à cirurgia.

Beijinhos

20 abril, 2006 10:26  
Blogger Flores disse...

Como diz a Costinhas o importante é concontrarmos alguém em quem confiemos. De resto é abstrair dessas diferenças de opiniões. Senão ficamos doidos.

20 abril, 2006 10:31  
Blogger Raquel disse...

Cada cabeça sua sentença...é um pouco assim. Acho que realmente o mais importante é confiarmos na pessoa que nos assiste.
Fico a torcer para que tudo corra bem.
Beijinho

20 abril, 2006 11:10  
Blogger alexandrachumbo disse...

fez-me bem ler este post... subscrevo totalmente... credo! ja basta a insegurança de sermos pais pela primeira vez... xiçaaa

20 abril, 2006 11:10  
Blogger Clara disse...

Sempre foi assim... não se percebe, mesmo!!!!

Por isso muitas vezes apanham com o rótulo de serem comerciais em vez de médicos...

Cabeça fria e vai fazendo o q achares melhor...

Beijo

20 abril, 2006 11:54  
Blogger Vanessa disse...

Deparei-me com essas diferenças assim que o L. nasceu. Ele ficou internado na neonatologia e como é lógico tentei ficar mais perto dele o máximo de vezes que consegui (dia e noite), apanhando todos os turnos dos pediatras. Cada um dizia-me uma coisa tanto em relação à amamentação como em relação à assistência ao bebé.
Uns mandavam-me metê-lo no peito de 3 em 3 horas (tiravam a sonda que ele tinha e passavam-me a criança...até chegar o outro turno), outros mandavam-me ir para o meu quarto descansar que eu devia estar na cama (metiam-lhe novamente a sonda, e alimentavam-no)...Aprendi logo à nascença que não se pode dar ouvidos a todos.

Oiço as várias opiniões, mas sigo apenas o que o pediatra diz (com uma ou outra exepção que faço por instinto).

20 abril, 2006 11:58  
Blogger Ica disse...

Mas não são só os médicos. Todos temos opiniões e ideologias diferentes que defendemos. Por isso somos tão diferentes uns dos outros. Eu propria no meu trabalho diario (trabalho em segurança alimentar) oiço e discuto opiniões muito diferentes com colegas de trabalho.

É a lei da vida.

Um beijinho

Rita

20 abril, 2006 12:02  
Blogger Sónia disse...

Olá!
Com os médicos ém pouco "cada médico, cada sentença!"...
Eu costumo dar-lhe agua da rede publica fervida...
Espero que corra tudo bem.
Bjinhos
sonia e francisco

20 abril, 2006 12:15  
Blogger vania disse...

eu também passo por isso, acho que as vezes nos tambem devemos ser medicas das nossas filhotas. assim ainda ficamos malucas.
beijinhos

20 abril, 2006 14:53  
Blogger Caracoleta disse...

Eu também acho que o importante é confiarmos no pediatra que acompanha os nossos filhos mas é complicado quando se ouvem várias opiniões. No hospital também cada um tinha um conselho diferente. Eu segui a minha intuição para escolher qual conselho seguir.
No caso da cirurgia da tua filha eu optaria pela solução com internamento. Acho que me ía sentir mais segura passando o pós operatório num hospital.
Beijinhos,
Susana

20 abril, 2006 16:49  
Blogger Sandra disse...

Realmente não compreendo porque é que há médicos que dizem umas coisas e outros dizem outras!
Nesse caso tenho tido sorte porque a Beatriz é acompanhada todos os meses no hospital e numa médica excelente no centro de saúde e todos têm me dito a mesma coisa.
Em relação à água, a minha como bebe leite de biberon, não bebe água, só quando estiver calor, e já perguntei isto a uns 5 médicos e a opinião é igual.
Espero que consigas ter sorte com a nova médica ;)

Beijinhos

20 abril, 2006 16:57  
Blogger Sandra disse...

Em relação a isso do freio da lingua, hoje falei com a minha avó (ainda é novinha) e disse que faziam logo isso quando nasciam os bebés, será? se for deviam ter feito não é?
Agora espero que se resolva da melhor forma para a estrelinha.

Beijinhos

20 abril, 2006 16:59  
Blogger 1gota disse...

Realmente existem muitas opiniões médicas diferentes.
Fazem uma pessoa ficar meia baralhada...

:(

20 abril, 2006 18:02  
Blogger Luísa disse...

Não há dois pediatras iguais! Foi esta a conclusão que chegeui desde que fui mamã!

Eu no teu lugar também ouvia uma segunda opinião em relação ao freio da estrelinha.

Beijinhos

21 abril, 2006 00:53  
Blogger Gi disse...

é realmente difícil percebermos todas as opiniões.
Eu gosto muito da pediatra que escolhemos, muito pouco alarmista e sempre disponível por telefone, e e-mail.

21 abril, 2006 16:36  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator