My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

segunda-feira, fevereiro 13

Há cada uma...


Descobri uma nova teoria sobre o desenvolvimento/educação de bebés.

Chama-se O movimento Diaper-Free (Livre das Fraldas). Resumindamente consiste em não usar fraldas (sejam descartáveis ou de pano). É inspirado em mães de países da África e da Ásia que, sem outra opção, criavam as crianças sem fralda.

...Este movimento começou a ganhar força nos Estados Unidos quando duas mães de Boston criaram, há dois anos, a Diaperfreebaby.org, uma rede de apoio aos pais que praticam com seus filhos a comunicação da eliminação (EC, na sigla em inglês). Para eles, os bebés são capazes de avisar quando precisam ir ao banheiro e os pais devem aproveitar a oportunidade para "dialogar" e dispensar a fralda...

..."Se uma criança é capaz de algo, por que não deixá-la fazer? A EC traz benefícios para minha filha, que nunca fica suja, não tem assadura e aprende a usar seus músculos mais cedo, para minha família, porque economizo dinheiro e me comunico melhor com o bebê, e para o meio ambiente, porque produzo menos lixo", diz a co-fundadora da Diaperfreebaby.org Melinda Rothstein, de 31 anos, que é mãe de Hannah, de 8 meses, e Samuel, de 3 anos. Adepta do attachment parenting - ou criação afetuosa -, Melinda segue uma cartilha rígida de entrega aos filhos: Hannah, por exemplo, nasceu de parto natural em casa; dorme na cama dos pais; mama no peito; é imediatamente atendida quando chora; passou a maior parte de sua vida num sling - espécie de faixa que mantém o bebê junto ao corpo materno; está aprendendo a linguagem dos sinais com a mãe para se comunicar antes de aprender a falar; é tratada com homeopatia e, claro, usa o penico desde que nasceu...

..."Toda vez que o bebê faz xixi, a mãe deve fazer um som, sempre o mesmo som, ou um sinal. O bebê vai associar o som ou sinal com a eliminação e, quando sentir vontade de fazer xixi, vai fazer o mesmo para você. Nós usamos "pss pss" para xixi e um som como "hmm hmm" para cocô. Nós também usamos o símbolo da linguagem dos sinais para penico. Nosso filho, de seis meses, sempre responde ao sinal de xixi. Ele senta no penico para brincar e não faz xixi até que a gente dê o sinal.

Ok... já me estou a ver de penico na mão o dia inteiro! Não fazia outra coisa!

Teorias...


Mais informação aqui

10 Comentários:

Blogger Repolha disse...

Resumindo: essa gente não faz mais nada na vida... Como tu bem dizes, passam o dia de penico na mão.
"Ele senta no penico para brincar e não faz xixi até que a gente dê o sinal." ???? O puto só faz xixi se o deixarem? Precisa de autorização??? Ai.
jinhos

14 fevereiro, 2006 00:45  
Blogger ~Su~ disse...

Bem, eu concordo contigo: teorias! É que acho mesmo utópico! A Lara é que me dizia, hihihi :)

Beijinhos,
Su :)

14 fevereiro, 2006 01:26  
Blogger 1gota disse...

Uma teoria mesmo rebuscada!
E é preciso acompanhamento total. A mãe não pode ir trabalhar. Ou no infantário tb fazem o mesmo? :-P

14 fevereiro, 2006 10:50  
Blogger Ana disse...

Isso só pode ser lá, pq concerteza as mamãs estão em casa, eheheh.

Joquinhas

14 fevereiro, 2006 11:22  
Blogger . disse...

Nunca tinha ouvido nada tão estranho. Ok, é deixá-los serem bebés da Natureza, completamente livres de adereços e criados na proximidade total com as mães, mas essa dos sons para fazer xixi e cocó soou-me um bocado ao reflexo de Pavlov. Psss Psss... (é melhor porem a fralda) ;)

14 fevereiro, 2006 15:03  
Blogger Carla O. disse...

Acho que já tinha ouvido qq coisa... mas também não me convence...
Beijinhos
Carla e piscos

14 fevereiro, 2006 16:35  
Blogger Loira disse...

Olha, já tinha ouvido falar sobre isso e tb fiquei mto surpreendida. O q te sei dizer é q levei o zezinho a um pediatra que o pôs a fazer cócó e xixi à minha frente... e olha q td de forma natural e o miúdo nem estava preso...
bj*
Loira e Zezinho

14 fevereiro, 2006 17:12  
Blogger Jolie disse...

Já conheci, mas sinceramente para mim, há um limite para tudo... e esta é uma que passa os meus limites!

Beijocas!

14 fevereiro, 2006 17:22  
Blogger BLUESMILE disse...

Tás a brincar... DEve ser uma anedota.

Um Recém nascido a usar penico??

Isso de não usar fraldas é bom quando as criancinhas passm a vida nuas, em plena selva ou no campo...

Claro que se podem treinar crianças como animais, mas ...

Quando a tua criancinha te começar a encher os sofás da sala, a cama, o tapete do hall com xixi e fezes de todas as cores e feitios vais agradcer aos deuses o milagre das fraldas descaráveis...

15 fevereiro, 2006 15:29  
Blogger zeliaevora disse...

Bem, sou obrigada a discordar da maior parte destes comentários:)
A verdade é que comecei com EC quando o Rafa era muito bebé... e é fácil entender quando ele quer "ir " não se trata de não fazer mais nada o da inteiro, porque tb ninguém deixa o bebé com a fralda suja, e passamos ou não a vida a mudar-lhes as fraldas???? O que acontece é que se soubermos que eles tem de ir, sentam-se no penico e pronto, menso uma fralda suja. Infelizmente por causa da doença do meu pai houve um retrocesso, mas ele já fazia chichi no penico sem qualquer problema. E o resto tb. Mas eu usava fraldas como se fossem cuecas. Nem todo o EC é praticado sem fraldas.

bjs

16 fevereiro, 2006 22:39  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator