My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quinta-feira, março 16

Tema: A Mulher depois do parto

A Mulher depois do parto: A Depressão

Toda a mulher que acaba se ter um filho viveu nove meses preocupada com a alteração da sua forma corporal, o parto e a perfeição do filho que gera. Durante todo este tempo, o seu corpo foi tendo sensações diferentes das habituais. Após o nascimento do bebé, que decerto, trouxe ainda momentos de tensão, medo, de ansiedade, chega a sensação de relaxamento físico e psíquico, coincidindo, então, com a necessidade de enfrentar os problemas próprios do seu novo papel, isto é, ser mãe.

Voltar para casa torna-se, assim, difícil. O cenário mudou; agora há uma nova personagem que exige constantemente atenção e ternura. Esta situação pode mesmo chegar a ser angustiante para a mãe, porque ela também precisa da atenção e do carinho dos outros. Por vezes, isto é causa de depressão.

A adaptação a esta nova situação não é fácil e pede, sobretudo, paciência; em primeiro lugar, para se adaptar à nova vida, depois, para a reorganizar e reiniciar o seu relacionamento com os outros. É (não haja dúvida) uma situação transitória, que, em poucos dias, deverá desaparecer, especialmente com a ajuda, colaboração e o carinho da família e dos amigos e, principalmente, do pai da criança.

A depressão pós-parto é uma situação transitória que desaparece em poucos dias. Em qualquer caso, uma mãe nunca se deve isolar nem deixar de exprimir aquilo que sente às pessoas que a rodeiam.

12 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

E quando estás num país que não é o teu sem família e com poucos amigoa que mereçam tal nome?
E numa cultura diferente que acaba por ser a tua por causa do marido, que entra em choque com o que acreditas? É muito complicado!
Passei um mau bocado e se não tivesse o marido que tenho nao sei se tinha resistido à depressão.
Bjs

17 março, 2006 07:47  
Blogger Margarida disse...

Olá mamã,
só para dizer que o blog da Carolina tem password. Se a quiseres manda mail para o email que aparece quando o abres.

beijinho

Margarida e Carolina

17 março, 2006 10:48  
Blogger Ana disse...

Espero não passar por essa fase.

Joquinhas e bom fim-de-semana

17 março, 2006 11:18  
Anonymous Anónimo disse...

É pena não ser totalmente verdade esta frase "A depressão pós-parto é uma situação transitória que desaparece em poucos dias. Em qualquer caso, uma mãe nunca se deve isolar nem deixar de exprimir aquilo que sente às pessoas que a rodeiam". A Marta tem 2 anos e meio e eu por vezes ainda sofro deste mal...
Beijos

17 março, 2006 11:46  
Blogger amiguita disse...

São tantas as mudanças que deve ser realmente difícil de equilibrar.

Beijinhos

17 março, 2006 12:21  
Blogger Tita Dom disse...

Sabes, aqui esta um assunto que nao me entra na cabeça! Como pode uma mulher acabado de ter um filho, isto se foi desejado naturalmente, ter uma depressao pos parto! Nunca entendi!
Beijo e bom fim de semana

17 março, 2006 15:10  
Blogger Repolha disse...

Ó pá!!! Alguém por favor não fale em depressão pós-parto para os dias que seguem o mesmo... A depressão pós-parto chega ao cúmulo de a mãe (que o desejou e que tinha como sonho ser mãe) não estar nem aí para o bebé ou de o deitar pela janela fora porque chora demais... Não é coisa pouca e não passa numa semana, nem em duas e na maioria das vezes é necessário a ajuda de especialistas. O que se sente após o parto também é uma reacção química, uma vez que os níveis de progesterona baixam drasticamente e muito de repente...
"Baby blues é muitas vezes confundido com uma depressão pós-parto porque ambos partilham sintomas semelhantes. Mas no dias que se seguem ao parto, o descontrolo emocional é normal" e "ocorre em cerca de 80 parturientes."
Se naqueles dias a mulher achar menos normal a choradeira e pensar seriamente em depressão, ela acabará por estar a dar azo a isso de forma inconsciente dada a vulnerabilidade que experimenta.
jinhos

17 março, 2006 15:24  
Blogger vania disse...

sao mudanças tao bruscas que fazem tanta confusao na cabeça. eu senti a depressao mas com a ajuda do meu marido e das enfermeiras consegui fugir bem rapido dela. beijinhos

17 março, 2006 16:07  
Blogger sandra disse...

Felizmente não passei por nada disso. Mesmo tendo tido a coelhinha na incubadora 1 semana e outra no bercário, felizmente ultrapassei essa fase muito. E muito devo ao marido que tenho.
Beijinhos,
Sandra

17 março, 2006 21:53  
Blogger Loira disse...

Estou completamente de acordo com a Carla... depressão pós-parto é algo grave e que não passa ao fim de uns dias... e que faz, mtas vezes, as mães rejeitarem os pps filhos, terem medos irracionais, acharem-se incompetentes e incapazes e até atentarem contra a pp vida.
o baby blues é algo perfeitamente normal... eu, ao 2º dia de vida do Zezinho, desatei a chorar desalmadamente em frente a dezenas de outras mães, enfermeiras, médicos e bebés, qd estava na fila das vacinas no berçário... chorei baba e ranho na maternidade... sentia-me insegura a dar banho ao miúdo e a falra de privacidade não ajudou. Mas não me sentia deprimida... apenas triste, diferente. Assim que chegámos a casa, senti-me logo melhor. Agora, sinto-me em baixo qd não durmo... algo q smp me aconteceu! Até pq , como a Carla disse no meu blog, eles são vampirescos e sugam-nos a energia todinha.
bj*
PS. Tb não gosto de borbotos.

18 março, 2006 00:30  
Blogger RB disse...

se quiseres aprofundar e tirar duvidas le o meu tema da depressão pos parto http://rutebruno.blogspot.com/2006/03/tema-2depresso-ps-parto.html
e olha que pode não passar em poucos dias, a isso se chama antes Baby blues.
bjs

18 março, 2006 04:15  
Blogger Raquel Alabaça disse...

Todas nós notamos uma diferença quando regressamos a casa e o ritmo da nossa vida altera 180º. Sem dúvida que o apoio familiar e dos amigos é muito importante.


Bjs

Raquel

18 março, 2006 11:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator