My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quinta-feira, janeiro 25

Leites de Crescimento - A verdade

Notícia publicada hoje:

"Leite de crescimento é dispensável e caro, segundo DECO


O leite enriquecido para crianças é «dispensável» para o bom crescimento dos mais pequenos, alertou hoje a DECO, ressalvando que aquele produto pode beneficiar apenas os que têm falta de apetite, mas sempre por indicação do médico.
A edição de Fevereiro/Março da revista Teste Saúde, da associação para a defesa dos direitos dos consumidores DECO, publica as conclusões de uma análise a nove tipos daquele leite, de um aos três anos e a partir dos três anos.

Do leite recomendado até aos três anos, a DECO examinou amostras - compradas em Março do ano passado - das marcas Continente, Nestlé (crescimento 1+, com e sem cereais) Parmalat, President e Mimosa.

Para crianças a partir dos três anos analisou os leites de crescimento da Mimosa, Continente e Nestlé, sendo todas as amostras comparadas com leite de vaca meio gordo.

«Os fabricantes usam o argumento de que estas bebidas são enriquecidas com vitaminas e minerais. A maioria é rica nestes nutrientes, o que pode ser interessante para crianças com falta de apetite. Mas, se a criança tiver uma alimentação equilibrada, estes produtos são dispensáveis», lê-se na revista.

Uma alimentação variada e equilibrada - rica em fruta, vegetais, cereais, ovos e peixe gordo - é suficiente para satisfazer as necessidades dos mais pequenos, acrescentam os especialistas da DECO.

Dizer que os leites enriquecidos são essenciais para o crescimento, como se pode ler em alguns rótulos dos leites enriquecidos, constitui apenas uma operação de marketing, «que se pode pagar bem cara».

Enquanto um litro de leite de vaca meio-gordo custa entre 60 e 76 cêntimos, os leitos ditos de crescimento podem custar duas a três vezes mais.

«Por isso, decidimos não atribuir o nosso título de escolha acertada», refere a DECO na revista, tendo sido atribuído àqueles nove tipos de leite enriquecido apreciações globais que oscilaram entre as classificações Bom e Médio.

Da análise das amostras, os especialistas da DECO concluíram que se trata de leite de vaca aos quais alguns fabricantes adicionam açúcar, aroma a baunilha ou cereais, nalguns casos, ou de leite enriquecido com vitaminas, minerais e/ou ácidos gordos essenciais, noutros casos.

No caso do leite para crianças até aos três anos, a maioria das amostras revelou ter mais calorias do que o leite de vaca meio-gordo, sendo os mais calóricos os das marcas Nestlé e o Mimosa Crescimento 1 a 3 anos.

«São também estes produtos que contêm sacarose adicionada (açúcar), ao contrário do leite de vaca que apenas contém lactose. Adoçar o leite com açúcar ou cereais aumenta a ingestão de hidratos de carbono e de calorias», lê-se na revista.

Os especialistas da DECO lembram que outra desvantagem, de adoçar o leite, é habituar os mais pequenos ao sabor doce, dificultando a adaptação ao sabor natural dos alimentos, e criando um mau hábito que pode contribuir mais tarde para a obesidade e para as cáries dentárias. "

Diário Digital / Lusa


in: Diário Digital

8 Comentários:

Blogger Natércia Charruadas disse...

Hum, deixáste-me a pensar!
Gostava de publicar esta notícia no fórum, não te importas?

26 janeiro, 2007 01:45  
Blogger Mae Frenética disse...

Esqueceste-te de pôr a frase final q está no site da DECO, q diz q, apesar de tudo, os pais devem ser aconselhados pelos seus pediatras.

26 janeiro, 2007 12:44  
Blogger Docinho disse...

Por isso dou leite meio gordo e normal... por ouvir estas coisas!

beijos aqui

26 janeiro, 2007 14:52  
Blogger Tita Dom disse...

Obrigado por este teu post.
Duda desde os tres anos que toma leite normal meios gordo, aconselhado pela sua pediatra.
Beijos

28 janeiro, 2007 23:04  
Blogger Raquel disse...

Pois, também eu sou assinante da Deco e tb eu li este artigo. Ao Gabriel ainda dei durante 3 meses o leite da Mimosa (dos 1-3 anos) mas já vi que não fiz bem.A Diana quando fizer 1 ano passa logo para o leite normal meio gordo.
Beijinhos

29 janeiro, 2007 12:19  
Blogger Paula Silva disse...

Sem duvida que como já tinha lido isto tomei logo a minha decisão também ..
beijinhos
Paula

29 janeiro, 2007 16:30  
Blogger vania disse...

eu li esta noticia e como dou leite de crescimento á mariana e sei que ela come bem decidi a partir de agora dar-lhe leite do normal. já o fiz e acreditas que ela bebeu-o muito bem?? tinha medo que ela nao o bebesse por nao ter sabor.

beijinhos

31 janeiro, 2007 16:10  
Blogger Helena disse...

Olá.
Estou a ter Pediatria na faculdade neste momento e tive aulas sobre alimentação. Acho que, independentemente do artigo, os pais devem seguir as indicações do seu pediatra.
O professor que me deu as aulas (bastante entendido na área da alimentação infantil) recomendou o uso de leite de vaca idealmente a partir dos 24-36 meses, usando até essa altura leite de transição e leite de crescimento, sempre que possível. Estes têm vantagens nutricionais em relação ao leite de vaca. Não digo que sejam todas as marcas mas para isso existe o pediatra para aconselhar. Obviamente que quando não há possibilidade o leite de vaca é melhor do que não usar leite algum :) Mas a ideia que o professor transmitiu foi esta. Tenho de lhe perguntar a opinião dele sobre este estudo da Deco. Beijinhos e tudo de bom para a pequena estrela :)

31 janeiro, 2007 20:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator