Leites de Crescimento - A verdade
O leite enriquecido para crianças é «dispensável» para o bom crescimento dos mais pequenos, alertou hoje a DECO, ressalvando que aquele produto pode beneficiar apenas os que têm falta de apetite, mas sempre por indicação do médico.
A edição de Fevereiro/Março da revista Teste Saúde, da associação para a defesa dos direitos dos consumidores DECO, publica as conclusões de uma análise a nove tipos daquele leite, de um aos três anos e a partir dos três anos.
Do leite recomendado até aos três anos, a DECO examinou amostras - compradas em Março do ano passado - das marcas Continente, Nestlé (crescimento 1+, com e sem cereais) Parmalat, President e Mimosa.
Para crianças a partir dos três anos analisou os leites de crescimento da Mimosa, Continente e Nestlé, sendo todas as amostras comparadas com leite de vaca meio gordo.
«Os fabricantes usam o argumento de que estas bebidas são enriquecidas com vitaminas e minerais. A maioria é rica nestes nutrientes, o que pode ser interessante para crianças com falta de apetite. Mas, se a criança tiver uma alimentação equilibrada, estes produtos são dispensáveis», lê-se na revista.
Uma alimentação variada e equilibrada - rica em fruta, vegetais, cereais, ovos e peixe gordo - é suficiente para satisfazer as necessidades dos mais pequenos, acrescentam os especialistas da DECO.
Dizer que os leites enriquecidos são essenciais para o crescimento, como se pode ler em alguns rótulos dos leites enriquecidos, constitui apenas uma operação de marketing, «que se pode pagar bem cara».
Enquanto um litro de leite de vaca meio-gordo custa entre 60 e 76 cêntimos, os leitos ditos de crescimento podem custar duas a três vezes mais.
«Por isso, decidimos não atribuir o nosso título de escolha acertada», refere a DECO na revista, tendo sido atribuído àqueles nove tipos de leite enriquecido apreciações globais que oscilaram entre as classificações Bom e Médio.
Da análise das amostras, os especialistas da DECO concluíram que se trata de leite de vaca aos quais alguns fabricantes adicionam açúcar, aroma a baunilha ou cereais, nalguns casos, ou de leite enriquecido com vitaminas, minerais e/ou ácidos gordos essenciais, noutros casos.
No caso do leite para crianças até aos três anos, a maioria das amostras revelou ter mais calorias do que o leite de vaca meio-gordo, sendo os mais calóricos os das marcas Nestlé e o Mimosa Crescimento 1 a 3 anos.
«São também estes produtos que contêm sacarose adicionada (açúcar), ao contrário do leite de vaca que apenas contém lactose. Adoçar o leite com açúcar ou cereais aumenta a ingestão de hidratos de carbono e de calorias», lê-se na revista.
Os especialistas da DECO lembram que outra desvantagem, de adoçar o leite, é habituar os mais pequenos ao sabor doce, dificultando a adaptação ao sabor natural dos alimentos, e criando um mau hábito que pode contribuir mais tarde para a obesidade e para as cáries dentárias. "
Diário Digital / Lusa
in: Diário Digital
8 Comentários:
Hum, deixáste-me a pensar!
Gostava de publicar esta notícia no fórum, não te importas?
Esqueceste-te de pôr a frase final q está no site da DECO, q diz q, apesar de tudo, os pais devem ser aconselhados pelos seus pediatras.
Por isso dou leite meio gordo e normal... por ouvir estas coisas!
beijos aqui
Obrigado por este teu post.
Duda desde os tres anos que toma leite normal meios gordo, aconselhado pela sua pediatra.
Beijos
Pois, também eu sou assinante da Deco e tb eu li este artigo. Ao Gabriel ainda dei durante 3 meses o leite da Mimosa (dos 1-3 anos) mas já vi que não fiz bem.A Diana quando fizer 1 ano passa logo para o leite normal meio gordo.
Beijinhos
Sem duvida que como já tinha lido isto tomei logo a minha decisão também ..
beijinhos
Paula
eu li esta noticia e como dou leite de crescimento á mariana e sei que ela come bem decidi a partir de agora dar-lhe leite do normal. já o fiz e acreditas que ela bebeu-o muito bem?? tinha medo que ela nao o bebesse por nao ter sabor.
beijinhos
Olá.
Estou a ter Pediatria na faculdade neste momento e tive aulas sobre alimentação. Acho que, independentemente do artigo, os pais devem seguir as indicações do seu pediatra.
O professor que me deu as aulas (bastante entendido na área da alimentação infantil) recomendou o uso de leite de vaca idealmente a partir dos 24-36 meses, usando até essa altura leite de transição e leite de crescimento, sempre que possível. Estes têm vantagens nutricionais em relação ao leite de vaca. Não digo que sejam todas as marcas mas para isso existe o pediatra para aconselhar. Obviamente que quando não há possibilidade o leite de vaca é melhor do que não usar leite algum :) Mas a ideia que o professor transmitiu foi esta. Tenho de lhe perguntar a opinião dele sobre este estudo da Deco. Beijinhos e tudo de bom para a pequena estrela :)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial