Tema: Brincadeiras para bebés
Dos 4 aos 5 meses O bebé já controla parcialmente os movimentos. Existe um período de desorganização no início da aprendizagem motora, mas, rapidamente, até o bebé mais passivo tem êxito nas experiências com movimento – quer com partes do corpo, quer com o corpo inteiro. Dos 4 aos 5 meses e durante o primeiro ano de vida, a actividade motora desenvolve-se à medida que o bebé aprende a mover e a controlar o corpo no espaço. Demonstrando uma enorme energia, ele repete padrões motores básicos e muitas vezes mostra-se frustado quando não consegue mudar de uma posição para a outra. Embora alguns bebés sejam menos activos a movimentar o corpo todo, repetem outros padrões como puxarr ou agarrar brinquedos, ou brincar com os dedos das mãos e dos pés. O bebé vai aprender a agarrar objectos com um gesto preciso e a manipulá-los, desenvolvendo a coordenação da vista, do tacto e do movimento, o que constitui a base da percepção da profundidade, das características físicas dos objectos e de muitas outras características, como forma, dimensão, superfície ou peso. Suspenda um brinquedo sobre o pé do bebé e veja como a mão se dirige ao objecto e como ele aprende a controlar os movimentos e a perceber a forma, a posição e a distância do objecto. Quando as mãos agarram uma coisa, ele estuda-a, utilizando todos os seus sentidos. Nesta idade o bebé gosta de levar à boca tudo o que encontra. A boca é um órgão sensorial muito mais importante para o bebé. Quando leva um objecto á boca, começa a construir um modelo mental desse objecto e a prender mais sobre o ambiente que o rodeia. Isso é muit importante, no entanto, não quer dizer que o bebé tenha de levar tudo à boca. Certifique-se de que os objectos que estão ao seu alcance não são tóxicos e que são suficientemente grandes para não implicarem risco de asfixia. ---------------------- 2 - Deite o bebé de costas e segure os balões, um a um, por cima do peito dele. Os objectos no interior dos balões vão impedi-los de subirem muito alto e fazem peso suficiente para o bebé lhes conseguir tocar com as mãos ou os pés. Se ele se cansar desta posição, deite-o de bruços para desenvolver o controlo do pescoço. Pode sentá-lo, desde que o segure com as suas mãs sob os braços dele - a zona lombar ainda não é suficientemente forte para suportar o peso.
By Brincar, Rir & Aprender
Aqui ficam algumas brincadeiras. Reparem que todas podem ser feitas com objectos caseiros.
Deite o bebé de costas e calce-lhe as meias. Se necessário, erga-lhe as pernas e agite os pés para lhe atrair a atenção.
7 Comentários:
Estas fases são maravilhosas e eu já não estou 24h com a minha coelhinha! Grrrr!!
Beijinhos à mamã e à Pequena Estrela.
Salta lá para os 14 meses.... :) Gostei imenso... pena que já não dê para voltar atrás snifff
PS: mas que te deu para as letras lá de baixo???
Outro excelente artigo! Amanhã vou suspender um brinquedo no pé da Lara! Vou-me rir :D
Como está a pequena estrela? Já come melhor?
Beijos!
São fases giras, acho que todas elas são giras...é pena que o tempo passa a correr.
Joquinhas e obrigado pela explicação de ontem.
"Carlota" eheheh já te arranjei uma nova alcunha!
As letras By Brincar, Rir & Aprender são a minha fonte ;)
a mariana esta a passar por esta fase e é tao engraçado ve-la tentar brincar com alguma coisa. muito obrigada por estes posts tao interessantes.
beijinhos
Ai ai que vontade de começar de novo nos treinos e voltar a reviver estes momentos:-)
beijos
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial