My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quarta-feira, março 22

Tema: Brincadeiras para bebés

Dos 4 aos 5 meses

O bebé já controla parcialmente os movimentos. Existe um período de desorganização no início da aprendizagem motora, mas, rapidamente, até o bebé mais passivo tem êxito nas experiências com movimento – quer com partes do corpo, quer com o corpo inteiro.

Dos 4 aos 5 meses e durante o primeiro ano de vida, a actividade motora desenvolve-se à medida que o bebé aprende a mover e a controlar o corpo no espaço. Demonstrando uma enorme energia, ele repete padrões motores básicos e muitas vezes mostra-se frustado quando não consegue mudar de uma posição para a outra. Embora alguns bebés sejam menos activos a movimentar o corpo todo, repetem outros padrões como puxarr ou agarrar brinquedos, ou brincar com os dedos das mãos e dos pés.

O bebé vai aprender a agarrar objectos com um gesto preciso e a manipulá-los, desenvolvendo a coordenação da vista, do tacto e do movimento, o que constitui a base da percepção da profundidade, das características físicas dos objectos e de muitas outras características, como forma, dimensão, superfície ou peso.

Suspenda um brinquedo sobre o pé do bebé e veja como a mão se dirige ao objecto e como ele aprende a controlar os movimentos e a perceber a forma, a posição e a distância do objecto. Quando as mãos agarram uma coisa, ele estuda-a, utilizando todos os seus sentidos.

Nesta idade o bebé gosta de levar à boca tudo o que encontra. A boca é um órgão sensorial muito mais importante para o bebé. Quando leva um objecto á boca, começa a construir um modelo mental desse objecto e a prender mais sobre o ambiente que o rodeia. Isso é muit importante, no entanto, não quer dizer que o bebé tenha de levar tudo à boca. Certifique-se de que os objectos que estão ao seu alcance não são tóxicos e que são suficientemente grandes para não implicarem risco de asfixia.


By Brincar, Rir & Aprender

EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS



Aqui ficam algumas brincadeiras. Reparem que todas podem ser feitas com objectos caseiros.







Pés

1 - Cosa num par de meias alguns objectos apelativos, como guizos, contas, lantejoulas ou botões.
Deite o bebé de costas e calce-lhe as meias. Se necessário, erga-lhe as pernas e agite os pés para lhe atrair a atenção.

2 - Observe que o bebé tenta agarrar os pés e brincar com eles. Aos seis meses, o bebé vai brincar com as duas mãos num único pé, o que revela o desenvolvimento de uma boa consciência da linha média do corpo e a capacidade de a cruzar. Se o bebé arrancar qualquer dos objectos que pregou nas meias, retire-lho antes que ele o tente levar à boca.

----------------------

Balões a saltitar

1 -Arranje balões de boa qualidade e coloque-lhes dentro um objecto ou substância que faça ruído quando o balão é agitado: guizos, areia, água, massas - use a sua imaginação. Encha os balões e feche-os com uma fita.

2 - Deite o bebé de costas e segure os balões, um a um, por cima do peito dele. Os objectos no interior dos balões vão impedi-los de subirem muito alto e fazem peso suficiente para o bebé lhes conseguir tocar com as mãos ou os pés. Se ele se cansar desta posição, deite-o de bruços para desenvolver o controlo do pescoço. Pode sentá-lo, desde que o segure com as suas mãs sob os braços dele - a zona lombar ainda não é suficientemente forte para suportar o peso.

7 Comentários:

Blogger sandra disse...

Estas fases são maravilhosas e eu já não estou 24h com a minha coelhinha! Grrrr!!
Beijinhos à mamã e à Pequena Estrela.

22 março, 2006 22:32  
Blogger Repolha disse...

Salta lá para os 14 meses.... :) Gostei imenso... pena que já não dê para voltar atrás snifff
PS: mas que te deu para as letras lá de baixo???

23 março, 2006 01:07  
Blogger ~Su~ disse...

Outro excelente artigo! Amanhã vou suspender um brinquedo no pé da Lara! Vou-me rir :D

Como está a pequena estrela? Já come melhor?

Beijos!

23 março, 2006 01:40  
Blogger Ana disse...

São fases giras, acho que todas elas são giras...é pena que o tempo passa a correr.

Joquinhas e obrigado pela explicação de ontem.

23 março, 2006 11:22  
Blogger Mamã disse...

"Carlota" eheheh já te arranjei uma nova alcunha!
As letras By Brincar, Rir & Aprender são a minha fonte ;)

23 março, 2006 13:11  
Blogger vania disse...

a mariana esta a passar por esta fase e é tao engraçado ve-la tentar brincar com alguma coisa. muito obrigada por estes posts tao interessantes.
beijinhos

23 março, 2006 15:31  
Blogger Tita Dom disse...

Ai ai que vontade de começar de novo nos treinos e voltar a reviver estes momentos:-)
beijos

23 março, 2006 16:21  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator