Nascimentos prematuros influenciam personalidade
Investigadores britânicos descobriram que os jovens que nasceram prematuramente tendem a ser mais ansiosos e mais propensos à depressão. Segundo um estudo, publicado no Pediatrics, estes jovens são por natureza mais nervosos, menos humorados e têm baixa auto-estima, quando comparados com os jovens que nasceram num período normal. No entanto, os investigadores alertam que “estes resultados são preliminares e qualquer conclusão sobre um maior risco de desordens mentais, nestes jovens, são meramente especulativas”.
In Sapo Saúde
In Sapo Saúde
17 Comentários:
Sinceramente acho que não te deves preocupar com estes estudos que são muito generalistas. Cada pessoa tem uma história e sinceramente acho que a educação e a vivência do dia a dia são os principais factores. Admito que possa ter alguma influ~encia mas não acredito que seja o principal.
Gostei das fotos da 1ª papa. também coloquei na Inês uma daquelas babetes de plástico. É tão gira essa fase. ;))
Olhar para a foto desta menina desaparecida que aqui tens ao lado deixa-me uma sensação de impotência e de medo. Esta carinha faz-me lembrar a Inês e não consigo imaginar a dor dos pais que perdem assim um filho. Dói na alma imaginar. Sentir na pele deve ser morrer. Nunca saber o que aconteceu. Não saber se está bem ou mal. Eles crescem mt rápido e mudam de feições. Que será que lhes acontece? Uma vida de perguntas por responder.
Sinceramente desconhecia este estudo mas concordo que não se deva generalizar. No entanto, fiquei a pensar que os meus afilhados/sobrinhos gémeos que nasceram prematuros talvez sejam tão irrequietos devido a isso mesmo. Não sei, talvez.
Acho que o mais relevante devem ser os vestígios de hereditaariedade na sua personalidade.
Beijocas,
Sónia
Olha, vou armar-me em psicóloga de meia-tijela... será porque mães e pais de bebés prematuros são mais ansiosos e andem mais com o coração nas mãos - como é natural, aliás...
Gosto destas tuas descobertas. beijocas grandes
tigela tigela tigela
Vou armar-me em psicólogo de 1/4 de tigela. Quando se diz que nessas condições, "tendem a ser mais ansiosos e mais propensos à depressão", estamos a falar de que média de idades aquando da avaliação? Quando se fala em prematuridade, estamos a falar duma média na amostra, de 35 semanas, 30 semanas? Que variáveis foram efectivamente controladas? Estou só a fazer estas perguntas porque nos ajudam a ser críticos e a ter cuidado a interpretar os estudos.
É evidente que a prematuridade, influencia o futuro bebé, criança e adulto, dado que influencia o desenvolvimento cerebral e mental, resta saber neste caso, uma série de dados que provavelmente a notícia do Sapo não nos fornece...
Ai ai ai ai ai!!! Ó mamã babada, eu que adoro os teus posts, não gostei de ler isto, hihihihi! A Lara é prematura, pois claro... Mas sabes que mais? Não acredito em anda, nadinha :P (quando não me interessa..... hehe).
Beijocas,
Su :)
Tudo isso que falas no artigo, tem a ver com uma coisa chamada, vinculação que é afectada principalmente pela diferença entre o bebé sonhado pela mãe durante a gravidez e o bebé real que nasce, que necessita normalmente de cuidados, perturbadores de uma vinculação eficaz. tudo isso depende mto também do que significa prematuridade e da existência e tempo de internamento hospitalar. O maior problema reside na vinculação à mãe, fica afectado normalmente, pois o bebé real é diferente do bebé sonhado,
havendo normalmente um choque, que vai perturbar essa vinculação. Em primeiro lugar um bebé permaturo tem problemas ao nível do desenvolvimento cognitivo,assim como motor, linguagem, entre outros visto estes, demorarem mais tempo a fazer aquisição de uma série de coisas,não indo desta forma de encontro ao que sonhamos como o nosso bebé. Depois qdo há internamento e incubadora, eles ficam afastados fisicamente dos pais. sonhamos ter um bebé, sair da maternidade com ele nos braços, sonhamos com ele em casa...
e vamos para casa vazias, as mães são mães deprimidas, que se sentem culpadas e incapazes de dar o afecto que se esperaria, isso afecta tb o desenvolvimento deles.
A mãe é normalmente uma mãe ansiosa, triste que passa essa ansiedade e tristeza para o bebé, que não vê um sorriso nos seus lábios, um toque seguro. Estando, provado que os prematuros evoluem mto se os pais estiverem no hospital grande parte do tempo com eles, se lhes cantarem, falarem com eles, fazerem-lhe simplesmente o toque. tudo isso vai influenciar o desenvolvimento por isso nem todos podem apresentar esse tipo de características, depende de como é feita essa aceitação e a consequente vinculação. Posteriormente existem as comparações das outras mães que deixam-nas ainda mais deprimidas. É um processo complexo normalmente onde deveria e normalmente existe, um apoio de uma equipa multidisciplinar tal como acontece qdo nasce uma criança diferente que é o caso. No fundo depende de tanta coisa.
bjs
para ajudar,se quiseres dá uma olhada no meu blog, está melhor explicado.
http://rutebruno.blogspot.com/
bjs
Ai a minha cabeça!! Agora fiquei com uma dúvida... a pequena estrela nasceu prematura?! Vou ter que ver os posts anteriores.
E acabo de descobrir mais uma bebé prematura... a Lara.
Mamã ~su~: vou visitar-vos!
Beijinhos,
Sandra
ja nao bastava as outras preocupaçoes mais uma, os medicos estao sempre a descobrir novas coisas. quanto a papa eu tambem estou a passar por tudo o que tu estas a passar. é choro porque nao lhe damos logo a papa, é maos dentro da boca e depois vao para a cara e cabelo e claro montes de babetes aqui para a escrava lavar, looolll.
bom fim de semana
beijinhos
É assunto demasiado complexo para ser avaliado à luz de um estudo destes. Não é sequer por causa da prematuridade que eles têm tendência à depressão, mas sim das consequ~encias dessa prematuridade. Que podem muito bem ser atenuadas!
(os meus filhos do meio nasceram de 35 semanas e mesmo que eles fossem miúdos deprimidos, não era neste tipo de estudos, com certeza, que eu ia procurar a causa)
Obrigado pelos vossos comentários.
A pequena estrela nasceu ás 38s+2d. Portanto não é prematura. Se a minha médica me deu a possibilidade de marcar o parto para essa altura é porque não existem danos para o bebé.
Carla não percebi essa da tijela. Estou um pouco tecla 3, por isso não estranhes.
LOL Tigela e não tijela como escrevi inicialmente... Os erros dos dias que correm.
Considera-se um bebé de termo a partir da 37ª semana, mas a partir da 32ª - altura em que o sistema respiratório se encontra desenvolvido o suficiente para respirar este ar que nos rodeia - há a probabilidade de o bebé dispensar incubadora. O peso influencia essa necessidade bem como a maturidade do aparelho digestivo: ou seja, se aceita o leite ou não. Antes da 32ª semana, há probabilidades de problemas futuros, mas também há os que aos 10 anos ninguém diria que nasceu de 30 semanas ou mesmo de menos... :)
Beijinhos
Ahhh!!! Então é por isso que sou bem humorada. Nasci depois do tempo!!!
Beijinhos, muitos, muitos
Carla:
Esqueçe... li os teus comentários em alturas diferentes e n estava a perceber o que querias dizer.´
Estou mesmo a precisar de férias!
Também acho que não se deve generalizar. Eu nasci prematura (7 meses) e nunca fui nada derssas coisas... e em relação ao humor, bem, se não fosse esse meu lado bom de levar a vida...
jinhos
sol e anjinhos
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial