My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quarta-feira, fevereiro 22

Amamentação

Alguém leu a revista Pais e Filhos de Janeiro (2006)?
Nela vinha publicada uma carta de uma mamã que aborda um lado da amamentação desconhecido de algumas mamãs. Como concordo com o que essa mamã escreve e decidi publicar aqui essa carta. (basta clicar na imagem e fazer F11 para ela aumentar; no fim da leitura bastará voltar a carregar F11 para o ecrã voltar ao normal).


Agora deixo-vos aqui a minha opinião:

Acho que na nossa sociedade está instalado o preconceito. Uma mulher que não amamente é imediatamente considerada de má mãe! Mil e um conselhos são dados. Há quase que uma chantagem emocional (termo retirado da carta).

Pois é minhas amigas, tias, colegas, vizinhas, quem quer que seja, não estou a amamentar!

Desde o 2º mês que a minha filhota só bebe leite em pó. Não porque eu seja irresponsável, preguiçosa, mas porque sou uma mãe consciente!

Sim... Considero-me 1 pessoa relativamente esclarecida, tenho acesso a todo o tipo de informação.Tenho pediatra, aliás, até tenho mais que um.

Reconheço o valor do leite materno, no entanto há uma coisa que se chama fome e insatisfação.

Liguei para todas as linhas de amamentação existentes. Falei com Doulas, consultei sites sobre a especialidade, mas cheguei á conclusão que o mais importante não é dar de mamar. Não é a minha "realização maternal". O mais importante é que a minha filha não seja alimentada de uma forma imprópria e que simplesmente não passe fome!!

E... há tanta criança a passar fome neste mundo!
Somente porque as mamãs acham que os seus filhos só devem mamar do seu leitinho.

Não acreditam? leiam o artigo e depois digam o que pensam.

Já agora... serei um má mãe por não amamentar? Serei pior mãe do que aquelas que amamentam? Amarei menos a minha filha? E os vossos filhos passarão fome?
* artigo retirado da revista Pais & Filhos de Fevereiro 2006

36 Comentários:

Blogger Mãe India disse...

Poisé, infelizmente essa é a ideia generalizada...

Eu acho que a amentação deve decorrer enquanto der prazer à mãe e ao filho... mas sou a favor de as mães ficarem com os peitos em sangue só para amamentar um bebé... A amamentação além de ser um vinculo que se cria entre a mãe e o filho tb tem de dar prazer.

Eu amamentei a minha filha até aos 3 meses e só acabei porque o leite foi à vida =( ... mas eu tinha prazer em amamentar a minha filha por isso estava disposta a fazelo em exclusivo até aos 6 meses (logo k ela continua-se a aumentar de peso)... infelizmente não deu, e ela esta gorda que se farta =P

beijinhos*

22 fevereiro, 2006 23:32  
Blogger Loira disse...

Já sabes a minha opinião... enqto o Zezinho aumentar de peso, vamos continuar só com mama. Nestas e noutras coisas não sou fundamentalista e detesto verdades absolutas. 1º só deve amamentar quem de facto quer... nas minhas mamas mando eu, nas tuas mandas tu!!! 2º Se ele não engordar, vai tomar leite artificial, claro está, pq não quero cá miúdos escanzelados e esfomeados!!! Estou com a mãe índia: amamentar deve ser uma coisa prazerosa para a mamã e para o bebé e não um suplício.
E, claro, que não és menos mãe ou uma mãe má por causa disso!
bj*
Loira e Zezinho

PS. Não csg ler o artigo :o(... as letras são mto pequeninas e desfocadas para os meus olhitos.

22 fevereiro, 2006 23:59  
Blogger Mamã disse...

Loira,
Se quiseres depois mando-te o artigo por mail. É só dares o endereço.

23 fevereiro, 2006 00:05  
Blogger Mocas disse...

Olá Mãe Babada,

Comentámos exactamente ao mesmo tempo na Moky e resolvi dar aqui uma espreitadela. Acabei de ler este teu post e concordo contigo. Amamentei o meu bebé até aos 6 meses, mas tenho uma amiga que não o fez porque, simplesmente, não conseguiu...e foi muito "maltratada" por causa disso. Sim, o bebé dela tinha fome. Mas até se renderem ao leite de fórmula, mãe e filho ainda choraram muitas lágrimas...o relaxamento e o amor a fluir são certamente mais importantes que a maminha.

beijinho

se puderes enviar-me esse artigo por mail, agradecia-te.

coracaoimpaciente@gmail.com

23 fevereiro, 2006 00:20  
Blogger Repolha disse...

É de facto impressionante o número de bebés em países desenvolvidos e em famílias minimamente remediadas que passam fome. É mesmo esse o nome: FOME! Pessoalmente, defendo a amamentação quando ela satisfaz a mãe e satisfaz o bebé (por esta ordem: dar de mamar contrariada ou angustiada só transmite mau estar ao bebé e o mais importante para um bebé é ter a sua mãe bem e feliz). Mas não ponho de parte um biberão de leite em pó quando disso há necessidade (sejamos práticas acima de tudo) ou dar suplemento quando se tem uma criatura com um buraco no lugar do estômago (e há umas quantas assim - lol). E quem defende a amamentação exclusiva até aos 6 meses aliando o trabalho deveria, na minha opinião, pensar também nos contras que são introduzir alimentos sólidos em dias de trabalho e sem paciência. Claro que a sopa que deveria ser dada passada a passevite para poder estimular os músculos faciais, dentição e paladar (entre outras coisas) acaba por ser dada líquida dentro de um biberão.
Beijinhos e parabéns pelo post.

23 fevereiro, 2006 00:33  
Blogger ~Su~ disse...

Ai! Tanto que tenho a dizer sobre isto... Durante toda a minha gravidez idealizei a experiência da amamentação... Eu ia superar tudo! Ia conseguir amamentar em exclusivo até ir trabalhar.... e depois veio o desespero, o desalento, a frustração... não tive subida de leite, a Lara mamava e não ficava satisfeita, às vezes pegava na mama, puxava um bocadinho e começava logo a chorar... entrei em depressão, o que não ajudou. Fui à minha obstetra que confirmou que eu tinha de facto pouco leite... Mas eu já sabia, pelo comportamento da minha bebé… Quando dei o 1º biberão de suplemento à minha filha senti-me a pior mãe do mundo, chorei HORAS a soluçar como se uma desgraça horrível tivesse acontecido... Cada vez que alguém me perguntava se a Lara só mamava (QUALQUER pessoa nos pergunta isso, mesmo que só nos conheçam de dizer Bom Dia!!!!!!!) e eu dizia que também bebia suplemento lá vinha o sermão sobre o leite materno bla bla bla. (deixei de dizer às pessoas que dava suplemento, era logo: mama, mama!) EU SEI! Claro que é melhor! Mas e quando não depende só de nós? E quando a mãe não quer? (conheço um caso) Devemos ser respeitadas, não? E muita gente recrimina-nos... Olha... obrigada por este post, precisava mesmo de falar sobre isto. Fiquei tão traumatizada que até evito escrever sobre isto!

Beijos grandes,
Su

23 fevereiro, 2006 01:43  
Blogger Dois Rebentos (de Soja) disse...

Sinceramente eu espero ter leite suficiente e em qualidade para alimentar a minha filhinha quando nascer, mas tenho a consciência que pode não chegar ou que tenha que lhe dar o leite em pó, mas não é isso que me vai fazer uma má mãe, muito pelo contrário...quanto à opinião das outras pessoas, minha amiga, essas vão de carrinho, porque como tu dizes considero-me uma pessoa informada e tal como tu já fiz muita pesquisa, e informei-me bastante....e desejo sempre o melhor para a minha filha. Este artigo possivelmente faz referência a mães que acham que têm que optar por leite materno e leite artificial, porque não se acham vacas leiteiras, como se houvesse escolha possível, do que alimentar o melhor possivel os nossos filhos.

Beijos

23 fevereiro, 2006 09:48  
Blogger kikas disse...

Havia tanto para dizer:
Acho ridículo as pessoas só se preocuparem se o bébé é amamentado ou não, e com a mãe quem é que se preocupa?
A joana foi amamentada por mim durante 15 dias e para mim foi das piores experiências que tive.
Fiquei com os peitos todos feridos e a pele saiu em redor, e o pior é que a minha filhota passou fome (ainda bem que ela nunca se vai lembrar desta fase!!!)!
Foi traumatizante para mim, chorava de dores e resolvi por um ponto final nesta situação que não era boa para nenhuma de nós!
Quando me dirigi à farmácia para comprar os comprimidos para secar o pouco leite que tinha, levei tamanho raspanete da farmaceutica que começei a chorar...fez-me sentir a pior mãe do mundo :-(
Valeu estar com o meu marido que apenas lhe perguntou se queria assistir a uma "mamada" para se aperceber da realidade...foi remédio santo!
Quando fiz um mês de parto e fui a Santa Maria ao médico que me assistiu durante toda a gravidez (de alto risco), ouvi as palavras mais acertadas em relação ao que se passou, foram aquelas que tocaram lá no fundo...
Sandra mais valia ter estado quieta, vai ficar com marcas no peito que nunca vão passar(ainda hoje os meus mamilos estão com uma tonalidade mais clara e uma sensibilidade extrema, e a Joaninha já tem 2/5 anos), nenhuma mãe deve sofrer para amamentar, não se justifica e no seu caso não adiantou nada, se tivesse secado o leite logo era muito melhor para si e para a Joana, o Amor a um filho não se "mede", muito menos consoante a forma como é amamentado...
Hoje se resolver ter um segundo filho, sou a primeira a dizer que já saio da maternidade com uma embalagem de leite artificial, e com isto não quer dizer que não volte a tentar, agora o que eu garanto é que não volto a passar auilo que passei!
beijocas
kikas

23 fevereiro, 2006 10:07  
Blogger Clara disse...

Malditos preconceitos.... nunca te considerei má mãe, pá!

Quando se metem a falar do que não sabem, é o qeu dá...

beijocas

23 fevereiro, 2006 10:38  
Blogger Sónia Patrícia Tavares disse...

Antes de mais quero dizer que amamentar ou não, não significada, de modo algum, que se seja uma melhor ou pior mãe.
Eu estou a amamentar e tenciono fazê-lo até pelo menos cerca dos cinco meses visto que, sendo tradutora, trabalho em casa e isso ajuda muito. No entanto, compreendo que outras mães deiam suplemento e até mesmo só leite artificial pois, naturalmente, os bebés não podem passar fominha.
Mas o que por vezes acontece é que algumas mamãs inexperientes não amamentam da maneira correcta e o resultado é saida de pouco leite e os bicos feridos. Digo isto com conhecimento de causa pois no início aconteceu comigo. A minha Beatriz chegava a mamar uma hora inteirinha e possado uns minutos já chorava com fome. Aconteceu ainda estava na maternidade e disse às enfermeiras. Uma delas disse logo para dar o suplemento e outra disse que isso era só em último caso e que se a bebé mamava tanto tempo é porque algo estava mal. Foi então ajudar-me e explicou-me técnicas de pega na mama (com almofada a apoiar, melhores posições, pegar na aureola toda, etc). Foi remédio santo! Desde aí tudo se resolveu. A menina comia e ficava satisfeita em cerca de 20 min. Até hoje. E os meus bicos estão óptimos, lavo com compressa e soro fisiologico uma vez por dia e durante o dia passo leite no bico, deixo secar e tapo com as rodelas de protecção.
E agora digo eu, se não me tivesse aparecido aquela enfermeira interessada, se calhar eu estava a dizer que não tinha conseguido amamentar! Pode ser que sim, pode ser que não. Mas de facto, amamentar não é algo inato, nem para nós nem para os bebés.
:-)
Beijocas,
Sónia

23 fevereiro, 2006 11:19  
Blogger Uma Mãe disse...

Claro q amamentar ou não um filho é só e apenas a decisão da mãe. Eu optei por fazê-lo durante 7 meses(e era o q mais desejava), mto embora tive q lhe dar suplemento desde o 1º dia, era um bebé mto grande e o meu leite SÓ, não o sustentava. Adorei a experiência e se puder agora com a minha bebé, voltarei a fazer. Mas isso não quer dizer quem não o faça é melhor ou pior que as outras, de modo algum, tem q existir razões para o fazer ou não. O mais importante é q o bebé seja alimentado e muito amado, com ou sem leitinho da mamã.
Bjs

23 fevereiro, 2006 11:53  
Blogger Tita Dom disse...

Ser má mãe é simplesmente não dar alimento a um filho. Seja ele natural ou artificial, O importante é ser alimentado!
Beijinho

23 fevereiro, 2006 12:22  
Blogger Rosa disse...

Eu não comento artigos da concorrência! ;)

23 fevereiro, 2006 12:29  
Blogger Raquel disse...

Pois é. No meu caso, o Gabriel tb passou fome mas por pouco tempo. No hospital eu tinha colostro que lhe dava com muito sofrimento pq depois da 1ª vez que mamou o meu peito ficou logo ferido devido á minha pele hiper sensível nos mamilos. Com dois dias cheguei a casa com ele e o leite ainda não tinha descido. O peito já mostrava alguma rigidez e eu nesta altura tinha dores lancinantes cada vez q amamentava o meu filho(para terem uma ideia, após 15 dias de ter parado de amamentar eu ainda tinha crostas enormes nos mamilos).
Ao 3º dia pus a hipótese de ele não estar a comer. O leite que saia quando espremia o peito era escasso e eu tinha os peitos duros e cheios de caroços. Ele passou 10 horas praticamente a chorar. Fomos às urgências e depois de análises ao bebé disseram-me que ele tinha os açúcares baixíssimos, ou seja, não comia desde que tinha nascido. Provavelmente ter-se-ia aguentado com as reservas que trazia da barriga e agora estava a chegar ao seu limite. Chorei desalmadamente.
Mesmo assim insistiram no aleitamento materno e nem me deram o nome de um leite artificial para eu lhe dar.
Ao tentar tirar com a bomba e vendo que não saía nada fui à farmácia e pedi um leite adequado á idade do bebé e dei-lhe suplemento nessa noite. O meu filho parou de chorar e dormiu muito bem.
O facto era que ele não tinha força para mamar e não puxou o leite. O que levou a que encaroçasse.
Não me arrependo de ter dado leite artificial ao meu filho. Sei que isso foi fundamental para o seu bem estar. Tenho pena de não ter tido sorte mas não me sinto pior mãe por isso. mas admito que quase tudo o que leio sobre amamentação me faz sentir isso mesmo. Um bocado inferior.

23 fevereiro, 2006 14:56  
Blogger Vanessa disse...

"Só quem anda no convento, sabe o que lá vai dentro"

A coisa que mais retenho da fase da amamentação é que foi um desastre!
Li e ouvi demasiadas teorias e poucos ou nenhum testemunho (não porque me recusasse, mas porque não calhou).

Quiz o destino, que eu, com os traumas do pós-parto, com a ânsia de fazer só o que os "entendidos" (pediatra e obstetra) achavam que era o melhor, juntamente com a falta de experiência (que julgo ser natural de uma mamã de primeira viajem), que não me apercebesse das evidências...
Ele mamava hora sim hora não. Quando não estava a dormir, estava a chorar. E não dormia mais que uma hora, nunca...um pesadelo!
E eu só lhe comecei a dar o que ele realmente precisava (o suplemento), quando a meu proveito e com o intuito de conseguir dormir mais que uma hora seguida, resolvi extraír o leite com a bomba. Era precisamente cerca de uma hora o tempo que eu precisava para conseguir extraír o necessário para uma só refeição.
Acabei por lhe dar (até secar de vez aos 2/3 meses) peito seguido de suplemento e comecámos todos a dormir melhor. E escusado será dizer que, apesar de ele nunca ter parado de engordar, depois do suplemento engordou muito mais entre pesagens.

A frustração foi muita sim, mas não necessáriamente por não conseguir amamentar tranquilamente.
Foi o não ter conseguido ver as evidências, que me fez sentir "pior mãe". Quando tudo o que queria era conseguir fazer o que era melhor para ele.

Quanto a censuras..

Simplesmente, não as oiço!
Parto do principio que elas só vêm de quem nunca passou pelo "convento".

23 fevereiro, 2006 15:02  
Blogger Lala disse...

O meu filho passou fome. Com três meses passava 45 minutos na mama, e continuava a chorar. Só depois de ter emagrecido é que o médico mandou dar suplemento. À 2ª não esperei ordens de médico, aos 2 meses a Maria já bebia suplemento. E tal como a Kuka, eu passava não uma hora mas um dia inteiro para encher um biberão. E toda a gente ficou escandilizada quando deixei de dar mama à Maria. Antes assim do que passar fome.

23 fevereiro, 2006 15:14  
Blogger . disse...

Claro que não és pior mãe. Eu tb não consegui. Sente-se a pressão social, sem dúvida. Às vezes quando me perguntam, noto aquele ar de "MAS PORQUÊ??". Antes explicava, agora não conto nadinha!

23 fevereiro, 2006 15:15  
Blogger Estrunfina disse...

Acredito que haja pessoas que, sem se inteirarem da razão pela qual a criança não mama, fazem logo o seu juízo da mãe. Isso é uma estupidez mas esse tipo de pessoas não devia de afectar quem sabe que fez tudo para amamentar (e penou bastante ao tentar).
No entanto, eu nunca senti a "responsabilidade" de ter de amamentar por causa do que os outros iam dizer. Fi-lo sempre pela minha filha e, por ela pararia se visse que estava a fazer mal. Por acaso ela estava no percentil 25 e lá continua (agora quase com 2 anos) mas isso não tem nada a ver com sub-nutrição mas sim com o facto de os pais serem baixos (eu estou também no percentil 25, ou menos) e ela ser proporcionada entre o peso e a altura. Depois de mamar via-se que estava satisfeita, não era caso para preocupar.
O problema, é que quando somos mães toda a gente dá a sua opinião e nós estamos tão vulneráveis que acabamos por perder o sentido crítico. Cada caso é um caso, infelizmente há imensas mães que querem amamentar e não podem mas este tipo de artigo não é para elas mas sim para aquelas que podem amamentar e não querem.
Beijos grandes, espero que tenhas compreendido a mensagem que não é qualquer crítica.

23 fevereiro, 2006 16:17  
Anonymous Anónimo disse...

eu acho que quando temos leite e o bebe fica satisfeito devemos amamentar, porque queiramos ou nao existem mulheres que nao amamentam por razoes de estética, mas se o leite nao satisfizer as necessidades do bebe devemos recorrer ao leite em pó. eu dei umas 5 ou 6 vezes a mariana, porque nao conseguia tirar a bomba e nao podia estar com ela e digo que nao me arrependo, apenas lhe deu colicas horriveis, mas foi a necessidade.
beijinhos

23 fevereiro, 2006 16:24  
Blogger Vanessa disse...

E eu perguntaria (agora, depois de passar pelo que passei) ao pediatra, se ele tem a noção da taxa de mortalidade dos cães e dos gatos enquanto recém nascidos.
E concerteza estou a falar das cadelas e gatas que não têm uma "mãozinha" humana (pois existe leite artificial para animais) como ajuda para alimentar as suas crias.

23 fevereiro, 2006 17:44  
Anonymous Anónimo disse...

olá!

ainda não sou mãe mas como alguém que tem muita vontade sê-lo, como mulher e como futura psicóloga, actualmente mais embrenhada e interessada em temas relacionados com a maternidade, a parentalidade, a infância, o desenvolvimento do ser humano e afins, presto muita atenção a discussões saudáveis deste tipo.

também li a revista pais e filhos de janeiro e a carta dessa leitora também me fez reflectir.

passando um pouco à frente das óbvias considerações sobre cada um ter direito a pensar o que quiser, parece-me ser ainda mais importante que a informação que passamos com a nossa opinião seja fundamentada e minimamente veridica.

por aqui, já toda a gente parece conhecer as vantagens e desvantagens - devidamente fundamentadas - da amamentação.

como em tudo na vida, existe evolução e até neste aspecto ela se faz sentir. se houve tempos em que a amamentação era vista como sendo mais desvantajosa, se há ainda médicos que desaconselham a amamentação a partir de determinada - e tenra - idade, há também os que incentivam a amamentação até quando a criança e a mãe quiserem.

do meu ponto de vista, que ainda não é de experiência feito, acho que cada mãe deve aprender a gerir esse momento. julgar o outro só porque actua de forma diferente da nossa parece-me um mau principio de um educador, baseado em fundamentalismos radicais que nada trazem de positivo. mais do que amamentar ou não amamentar, cada mulher deve sentir-se bem com a decisão que toma e com a consciência tranquila porque não tem de dar justificações a ninguém

haveria, claro, muito mais a dizer. a discussão das vantagens e desvantagens de amamentar é algo que cada mulher/mãe deve ter com o médico, com o pai do bebé, consigo mesma, baseada em informação fidedigna que hoje em dia é possível recolher de inúmeros locais, incluindo as amigas e familiare smamãs mais experientes e sempre tendo em conta que cada caso é único e especial.

um pedido de desculpas pela extensão do post e obrigada por permitires este tipo de discussão e reflexão.

um beijinho
ana

23 fevereiro, 2006 18:14  
Blogger vespinha2005 disse...

oi
a minha situação é identica a da clau fikei kom o peito em sangue o bebe nao bebia NADA ABSOLUTAMENTE NADA do meu peito,massacrou me o peito e ele não ficva satisfeito, dei sempre leite artificial, e não sou menos mãe por isso.
Fui tirar o curso da massagem do bebe , e as outras 9 maes davam peito e eu biberon, não fikei nada chateada por isso mas elas olhavam-me de lado, como se eu fosse um bicho diferente, até me senti um pouko posta de parte uma vez que elas trocavam telemoveis e ideias e kuando eu manifestava a minha ideia porke tb havia a conversinha do fim da aula sobre amammentação e higiene do bébé,parecia que me ignoravam, tive me borrifando para isso mas senti me discriminada por não amamentar.
de certeza absoluta que não sou melhor nem pior ke elas.
Amo o meu filho kom todas as minhas forças, ele é um bebe saudavel e feliz, tenho a certeza disso .
fico feliz por kem amamenta, eu não tive,não pude....
e até brinco kom a situação custumo dizer... a embalagem é boa mas o conteudo nem por isso(uma vez que tenho o peito avantajado)
hehehhehe
beijokas

23 fevereiro, 2006 21:05  
Blogger Mamã disse...

Obrigada pelos vossos comentários. Afinal não sou a única a passar por este tipo de chantagem. Concordo com o que vocês dizem. É uma situação que só quem a vive é que sabe. Ninguém, mas ninguém deve interferir. Afinal de quem são as "mamas"? :D

23 fevereiro, 2006 21:16  
Blogger Solange Gomes disse...

Li e consegui me rever há 30 meses atrás. Tenho gémeos e dei peito por 15 dias sem suplemeto, pois fui ao centro de saúde e me disseram para não dar o suplemento pr era um crime e os bebes assim nunca mais pegavam no peito e que o leite materno é que era bom, etc etc. O meu leite não era tão bom e os meus filhos durante quinze dias comeram mal e perderam muito peso

23 fevereiro, 2006 22:30  
Blogger sandra disse...

Pelo facto de a Francisca ter nascido 6 semanas antes da DPP, ter ficado internada na neonatologia 1 semana e depois 1 semana no berçário, não foi possivel dar peito por mto mais tempo. Foi até aos 2 meses e sempre com ajuda de suplemento. Ela era mto pequenina e puxava pouquinho, depois chorava porque saía pouco leite. Eu tentei, mas assim que percebi que ela ficava mais satisfeita só com o biberão, deixei de continuar a dar peito. Em dois dias, o leite foi-se.
Hoje, aos 4 meses, a primeira coisa que me perguntam: ainda é só maminha, não é? NÃO, é biberão mesmo! Chatas, preconceituosas.
Estou feliz e a minha coelhinha tb.

Beijinhos,
Sandra

23 fevereiro, 2006 22:42  
Blogger Loira disse...

Envia-me então por e-mail: omeninodamama@hotmail.com
obrigada

23 fevereiro, 2006 22:49  
Blogger RB disse...

isso depende de cada mãe e não daquilo que os outros pensam.
~todos sabemos a importância da amamentação, mas não é por não darmos de mamar que somos, melhores ou piores mães! conheço mtas mulheres que por opção não quiseram dar de mamar, simplesmente!
eu estou a dar ainda, com suplemento, mas em breve ou parar pois já tenho pouco leite!
mas se não quisesse dar continuava a gostar do meu filho da mesma maneira e a quer o melhor para ele!
bjs

24 fevereiro, 2006 00:06  
Anonymous Anónimo disse...

Não acho que quem não dá de mamar seja pior mãe. O importante é alimentar o filho e dar-lhe conforto. Se a mãe não tem letie ou não pode paciência, é para isso que existem leites artificiais.
Tive (tenho) a sorte de amamentar os meus dois em exclusivo até aos 4 meses, mas do primeiro foi muito complicado porque as idiotas das enfermeiras não incentivavam e também não ensinavam.
Bjs

24 fevereiro, 2006 06:30  
Blogger Susana Happy Days disse...

Realmente o que mais me irrita são as pessoas que comentam..."Deves dar só leitinho do peito!!! O outro não e bom!!!"
Pois bem, a minha mãe só me deu leite dela no 1º dia, pelo sofrimento que passou e pela fome que eu tinha passei a tomar leite artificial...e pois bem, sempre fui uma criança e adulta cheia de saúde, inteligente e alegre! E nunca deixei de AMAR menos a minha mãe por isso!!! ALiás, o meu irmão a mesma coisa!

Eu estou a dar o peito à minha filha, mas porque tenho leite suficiente e porque ela está a aumentar de peso e com bom aspecto, e a mim não me traz qualquer sofrimento físico (felizmente)! Mas já tive necessidade de dar suplemento, já que na semana em que estive com a dpp, ela não ficava satisfeita!
Nos dias que correm, dou-lhe o suplemento na última mamada do dia, assim ela dorme muito melhor...e confesso que nós também! Mas se ela mostra que tem fome, preparo-lhe um biberon...e dou-lho!

Não vejo razão para as ideias pré-concebidas sobre a amamentação!!! SInceramente, julgo que na maioria das vezes quem tem ideias pré-concebidas nunca teve que amamentar nenhuma criança!!!

"Quem estiver mal que se mude"... o importante é que o nosso Bebé não tenha fome e sinta sempre o AMOR e CARINHO da Mãe e do Pai, que também amamenta...

24 fevereiro, 2006 11:51  
Blogger Jolie disse...

Olha eu por acaso, embora apoie a amamentação não sou nem fundamentalista nem acho que uma mãe se mede pelo que amamenta ou deixa de amamentar.

No entanto eu li essa carta e também não gostei do tom geral... nem 8 nem 80.

24 fevereiro, 2006 13:21  
Anonymous Anónimo disse...

Eu já tinha lido o testemunho e concordo com esta mãe;
Tenho uma filhota que pouco amamentei, e tem sido sempre saudável, e estou à espera da cegonha novamente e penso que vou ter o mesmo procedimento, porque para mim a amamentação é bastante dolorosa, e de maneira nenhuma se define uma Boa Mãe pelo facto de amamentar ou não.
Felicidades.
Célia Tavares

25 fevereiro, 2006 23:52  
Anonymous Anónimo disse...

Tal como algumas opiniões atrás expressas, estão errados os fundamentalismos.
As nossas expectativas condicionam e determinam mais um factor de risco à nossa saúde mental (depressão pós-parto), quando as coisas não correm pelo melhor. Sim, porque o melhor é mesmo qd a amamentação é possível, e não constitui um sacrificio. Como por vezes acontece.

Da minha 1ª filha esta tomou suplemento a partir do 11º dia de vida, porque fiz uma mastite. Mas mamou até aos 7 meses. Desta vez espero q tudo corra melhor, mas senão for possível, verei as coisas de outra maneira e provavelmente passarei em exclusividade para alimentação artificial.

26 fevereiro, 2006 17:54  
Blogger Jane & Cia disse...

nada de exageros, o João tem engordado imenso e apesar de ser comilão, às vezes não aguenta esperar 3 horas, ele no fim de mamar fica com um ar completamente satisfeito e feliz. Se ele não estivesse bem seria a primeira pessoa a recorrer ao leite artificial. Mas ao contrário do k expressas, acho (pelo menos ao que me rodeia) que há muitas mães que não conseguem ter a coragem de ultrapassar os primeiros dias, em que eles comem muitas vezes e o peito ainda não está regulado para a sua fome. às vezes vale a pena a persistência, quanto mais o bebé mama, mais leite é produzido, ao dar suplemento numa fase precoce, estamos a inibir a produção de leite.
a ti, acho que para além de babada és uma excelente mãe pois demonstras uma enorme preocupação pelo bem estar da tua filha, e tudo o que fazes é com uma enorme consciência.
bjs para ambas, mãe babada e filha linda

01 março, 2006 18:41  
Blogger X disse...

Há 32 anos atrás, nascia eu :) 32 anos e uns dias, para ser mais precisa ;)

Há 32 anos a minha mãe OPTOU (sim, optou!) por fazer uma cesariana. Não quis sofrer e não quis que eu chegasse a este mundo de uma forma bruta. Por isso, o meu pai diz sempre que era a bebé mais bonita da maternidade... branquinha, limpinha, sem nenhuma marca de luta para nascer.

Há 32 anos, a minha mãe OPTOU por não me amamentar. Tinha pouco leite e não era muito bom. Eu fartava-me de chorar, faminta e infeliz. Foram só uns dias até que os biberões entrassem na minha vida :)

Hoje, 32 anos depois, não sinto que isso tenha tido qualquer influência em mim. Nem física nem psicológica. Duvido que haja relação mais próxima e feliz do que aquela que tenho com os mais pais. Sinto que nasci de um grande amor é que nunca me faltou esse amor. E isso é 1 trilião de vezes mais importante do que a minha mãe ter sentido dores de parto ou do que me tenha dado de mamar!

Concordo, pois, contigo. É incrivel como 32 anos depois, ainda se ache "mal" uma mãe não amamentar!

04 março, 2006 10:55  
Anonymous Anónimo disse...

Olá, encontrei o teu blog por acaso e já está nos meus favoritos e sabes porquê? Por causa deste post! Concordo contigo em tudo o que disseste! O meu marido está aqui comigo e li-lhe tudo. No fim só lhe disse: Parece que fui eu que escrevi isto e ele concordou.
A minha filha tem 2 meses, é super saudável mas quando nasceu não sabia engolir, quanto mais mamar.
Começou com uma seringa, depois biberão, mas quem diz que pegava na mama? Disse para continuarem com o biberão, que não queria a minha filha com fome e leite eu não tinha quase nada. Na maternidade fartei-me de chorar pois havia enfermeiras que me apoiavam mas outras nem vou comentar. Ás minhas colegas de quarto iam acorda-las de noite para elas darem mama aos filhos e a mim mandavam-me por o despertador no telemovel. Eu é que tinha de me levantar depois da cesariana cheia de dores (pois esqueciam-se sempre de me dar os comprimidos para as dores ) para pedir o leite para a minha filha. Chegava a ficar 15 minutos a pedir o leite a uma e a outra e nada. Parecia que estava a pedir uma esmola.
As visitas era terrivel, todos ficavam com ar de pena, tive de ouvir com cada uma! Toda a gente: familia, amigos, conhecidos e pessoas que eu vi pela 1º vez, me perguntou se ela estava na maminha!
Metam-se na vida deles! Chegaram a dizer-me que amamentar era um acto de amor. A minha mãe deixava-me a chorar! Em casa dava-lhe a mama, a minha mae sempre a insistir e eu a ver a minha filha com fome. Tirava com a bomba e saiam uns 10 ml.
Amamentar é um acto de amor?? Que acto de amor é esse em que mães dão um peito seco aos filhos e eles as olham cheios de fome? Para serem aceites na sociedade? Acho que as campanhas de amamentação estão a passar os limites, já existe fanatismo em torno desta questão e parece-me que os interesses da mãe estão á frente dos filhos, pois eles querem é ser tratados com amor e carinho e ter uma mãe que zele pela sua alimentação de forma a que crescam fortes e saudáveis, venha essa alimentação de uma maminha ou de um biberão.

29 junho, 2006 00:02  
Blogger Unknown disse...

qual é o nome do cmprimido que seca olleite do peito????? memebronze@hotmail.com, me envie um e-mail por favor

21 maio, 2008 02:07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator