My Little Star

Lilypie 3rd Birthday Ticker

"Filha: é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dize-lo blogando a toda a gente!"

quinta-feira, março 30

Tenho

imensa pena dos bebés de 3/4 meses que vão para um infantário. São tão pequeninos e entregues a um desconhecido!

Imensas perguntas se desenham na minha cabeça: será que lhes dão colinho sempre que eles choram? Será que lhes mudam as fraldas sempre que necessário? Será que brincam com eles? ...

Cada vez me mentalizo mais, que o facto de estar desempregada neste momento é uma benção!

É que por vezes há "males" que vêm por bem.

ps - Quando for trabalhar a pestinha ficará com a avó materna. Não há ninguém (para além de mim e do papá) que a ame tanto como os meus pais. Melhor não podia ficar!

23 Comentários:

Blogger A Saltarica... disse...

Olá Mamã!

Obrigado por visitares o meu cantinho!

Realmente... é um Amor de perdiçao nao é?

E parabens a tua filha é um Amor!

Beijinhos

30 março, 2006 14:45  
Blogger Mãe India disse...

Concordo plenamente contigo... ainda são muito peuenos para ficarem ao cuidado de estranhos. Mas infelizmente ha quem não tenho outra opção!!!

Felizmente a minha tb vai pr a vovô... mas pr já fica comigo =) Isto de tar desempregada tem as suas vantagens!!! lol

beijinhos pr a estrelinha*

30 março, 2006 15:10  
Blogger Repolha disse...

Sabes que penso o oposto... acho mesmo um privilégio poder oferecer à minha filha a possibilidade de estar com outros bebés num ambiente saudável, mesmo que cheio de vírus e bactérias (a saúde tb passa pelo contacto com esses bichinhos)... E nessas idades é quando sofrem menos - este facto para mim conta muito. Infelizmente ela só pode entrar aos 7 meses e aí já lhe custou... Mas nada que não se resolvesse numa semana.
Claro que é preciso conhecer quem ficará com eles e confiar... :)
Beijinhos

30 março, 2006 15:35  
Blogger Mamã disse...

Carla:
Sinceramente acho muito cedo. A licença de maternidade devia ser mais prolongada. Um bebé de 4 meses ainda é muito chegado ao colinho da mãe e além do mais, não liga nenhuma a outras crianças.
Não concordas que não há melhor que o colinho da mãe ou da avó?
Claro que quando ela for mais velhinha (1, 2 anos)faço questão a pôr no infantário, para ter contacto com outras crianças. Mas até lá... vai ficando debaixo das nossas asas.

30 março, 2006 15:50  
Blogger Tita Dom disse...

Eu muito sinceramente acho que devem ir para o infantario mas só a partir dos 12 meses, eles teem tempo de apanhar com os virus todos, minha duda ficou com avó até aos 18 meses, senti-me mais segura ela ir a saber andar, a saber pedir...são opções e claro nem todos teem uma avó disponivel como duda.
Beijocas

30 março, 2006 16:07  
Blogger Alice disse...

Essa foi uma das razões que me levou a ficar com os meus bebés mais tempo.
beijos

30 março, 2006 16:10  
Blogger a mamã Paula disse...

Pois eu concordo, é pena que no nosso país a licença seja mesmo só esses mesitos.

E como o tempo voa....

Bjs

30 março, 2006 16:13  
Blogger Pandora disse...

Olá,
Acompanho o teu blog há algum tempo mas até hoje nunca comentei...
Ora, eu também concordo que os bébés são muito pequeninos para irem tão cedo para o infantário. Principalmente, porque ainda não podem contar aquilo que lá lhes fazem.
A licença de maternidade deveria ser maior: concordo. Mas, dado a situação actual, temo que isso pudesse causar mais desemprego entre o sexo feminino. Se já assim somos tantas vezes descriminadas por estarmos em idade de constituir família, imagina com licenças de 1 ano como na Suécia.
Parabéns pela linda estrelinha.

30 março, 2006 17:00  
Blogger Cláudia disse...

Infelizmente eu vou ter que deixar o meu pimpolhito com 5 mesinhos num infantário. O que vale é que a minha irmã trabalha lá e sei que vai ficar bem entregue!
Bjs

30 março, 2006 17:05  
Blogger Mamuska disse...

Realmente deve custar imenso deixar um filho tão pequeno com desconhecidos, mas a vida é mesmo assim e o tempo é muito curto para estar sempre com eles. Ainda bem que tens a sorte de estar com a tua estrelinha! :)
Beijosss

30 março, 2006 17:50  
Blogger Repolha disse...

:) Desculpa mas não concordo... mas é a minha percepção das coisas. Talvez por ver o resultado de entradas no infantário com meses e de entradas aos dois anos / três anos... Entre o ano e os dois acho mesmo a pior altura para entrar num infantário, por exemplo. É a fase em que estão mais egocêntricos e se não estão habituados a lidarem com mais garotos será muito complicado... Sobre avó eu cá gosto muito da máxima de quem tem filhos que os ature. Gosto que o colo da avó fique guardado para mimo e "estraganços" que tb são precisos. Acho mesmo que cabe aos pais educar e aos avós estragar... Cada um com o seu papel. Além do mais fiquei muito mais disponível para a minha filha a partir do momento que ela foi para o infantário e sou capaz de lhe ensinar as coisas mesmo que isso demore horas, dias, semanas sem nunca desistir... Quando se passa um dia inteiro a ouvir chorar é natural que ao fim do dia se deseje enfiar a criança na cama e desligar; quando isso não acontece pode-se chegar à noite com paciência e disponibilidade mental até para ver as paredes todas borradas enquanto ela come sozinha... Mas como te digo. Isto sou eu. Claro que a situação ideal, que tenho tido o privilégio de conseguir, é no primeiro ano deixá-los um pouco mais tarde e ir buscá-los mais cedo... Ou seja, a manhã começa com brincadeira, com passeio. Ao fim do dia ir buscá-los um pouco mais cedo tb é bom... Mas se tivesse horário rígido não me parece que sofresse de sentimentos de culpa ou de achar que ela era coitada... A vida tem contrariedades e há que saber aproveitar bem o tempo que resta...
Beijinho grande

30 março, 2006 19:04  
Blogger Summer disse...

Concordo contigo. Acho que com 4/5 meses são muito pequenos para irem logo para um infantário.
Quando tiver filhos gostaria de poder ficar algum tempo mais com eles em casa mas como não tenho ninguem que fique com eles provavelmente vou ser uma das que terá que os pôr tão pequenos no infantário. Infelizmente.
Bjs

30 março, 2006 20:26  
Blogger sandra disse...

A coelhinha estava destinada ir para um infantário aos 4/5 meses, mas o facto de ser uma menina e ter nascido prematura, fez com que a avó paterna quisesse ficar com ela (a minha sogra queria mto ter tido uma menina e acabou com 3 rapazes)! Ao principio eu ainda bati o pé e disse que não, mas o papá lá me convenceu e hoje reconheço que ainda bem.
Lá para os 2 anos vai e vai mto a tempo. Até lá... pode ser que se arranje um(a) irmã(o)zinho(a)!
Beijocas,
Sandra

30 março, 2006 23:29  
Blogger Luísa disse...

Acho que é a primeira vez que comento aqui. É só para dizer que concordo contigo. Foi por me terem passado pela cabeça as mesmas dúvidas que decidi adiar pelo menos um ano a entrada do meu filhote no infantário. Até lá ficará alternadamente com a minha mãe e com a minha irmã. Mas o que eu gostava mesmo era que tivessemos licenças semelhantes as dos paises nordicos.
A tua estrelinha é muito bonita!

Beijinhos

31 março, 2006 00:08  
Blogger Raquel disse...

Pensei o mesmo quando não me renovaram o contrato pela altura em qu vim para casa de baixa já com 38 semanas.
E estou com o Gabriel até agora...é uma benção tão grande (com os seus altos e baixos claro) que sinto que foi mesmo Deus que permitiu que eu pudesse disfrutar do meu filho nesta fase em q ele tanto precisa de mim.

31 março, 2006 11:37  
Blogger Vanessa disse...

Tirando a parte do contacto constante com os vírus e a quantidade de vezes que tive que ficar em casa com ele doente por conta disso (o que também acaba por ser benéfico), ter metido o L. na creche quando ele ainda não tinha 4 meses (claro, que a primeira semana estive lá com ele), foi vantajoso para todos lá em casa. Ele era um bebé muito chorão e cheio de manhas. A minha licença de maternidade tornou-se super stressante chegando a um ponto em que eu sentia que ambos (eu e o bebé) nos stressavamos mutuamente. Ainda assim, apercebi-me que a separação custou-me mais a mim do que a ele.
A ida para a creche obrigou-o a ser mais sociável e a ter um dia-a-dia mais regrado, e isso reflectiu-se no comportamento dele logo após 2 semanas de creche. Até no desenvolvimento motor, ele progrediu a olhos vistos (creio que por ele chorar menos tempo).
São muito pequenos é verdade, mas também é verdade que quanto mais velhos forem, mais se apercebem do "depósito" e mais dificil vai ser de os deixar, seja com quem for. Digo isto, porque os vejo na creche do L. e porque as próprias educadoras comentam. "Um bebé de 4 meses, quer é dormir, comer, fralda limpa, e entretenimento. Apartir dos 8 meses já estão completamente agarrados aos pais, o que torna a separação cada vez mais difícil".
Na minha opinião, a licença de maternidade deveria ser entre os 5 (mínimo) e os 12 meses (opcional). Eu pessoalmente, mesmo tendo oportunidade de ficar até um ano de idade, escolheria os 5/6 meses.

31 março, 2006 13:44  
Blogger Vanessa disse...

Quanto às duvidas "será que lhes dão colinho sempre que eles choram? Será que lhes mudam as fraldas sempre que necessário? Será que brincam com eles? ..."
Fazem tudo!
Menos colo sempre que choram. Aqui mete-se a questão "será que se deve dar sempre colo?" (eu dou quase sempre mas acho que não devo).
Mudar as fraldas, mudam mais que eu.
Brincar, não só brincam como têm técnicas que poucas de nós sabem que existem.
Claro que não o fazem como nós mães, que somos umas babadas e umas super protectoras. Mas fazem tudo o que é preciso ser feito. É o trabalho delas. Faz parte da rotina.
As educadoras são formadas (pelo menos devem ser) para lhes dar tudo o que eles necessitam.

Conselho: Quando chegar a altura, ver a ida para a creche como um "drama" não é bom para eles. O ideal é passar-lhes a imagem de que vai ser divertido, e não deixar transparecer a insegurança de mamã/papá.

31 março, 2006 14:02  
Blogger Mãe Gabi disse...

eu tive a mesma sorte!ele esta com a avo!beijos enormes!

31 março, 2006 14:45  
Blogger Francisca disse...

Percebo o teu ponto-de-vista mas deves ter uma coisa em atenção: os bebés que vão para a creche mais cedo, em relação aos outros, não são uns coitadinhos. Uma creche com as condições necessárias para ser digna desse nome é um local saudável e prórprio para bebés, não é só uma última-alternativa-para-as-mães-que-não-têm-opção. Não se tenha pena dos bebés que vão mais cedo. As creches são coisas feitas para bebés :) A tua filha pode ter muitas vantagens (assim como tiveram/têm os meus) mas os outros terão outras, podes crer que têm!

No caso de haver alternativa, com certeza - porque acho que na fase bebé-de-colo não interessa que eles vão para a creche. Não acrescenta grande coisa a nível de desenvolvimento social ou afectivo (não é nessa fase que ele se dá, maioritariamente). O mais importante é estabelecerem laços e para isso talvez uma avó ou uma ama estejam mais disponíveis. Mas não se pense que isso numa creche razoável está automaticamente de lado. Há creches e creches, e é preciso é saber "escolher". (numa creche normal fazem isso tudo que perguntas...)

01 abril, 2006 01:57  
Blogger Sónia disse...

Olá!
Realmente custa muito deixa-los tao pequeninos no infantario...Ainda me custa! Mas como tenho que trabalhar...Tens sorte em poder deixa-lo com a tua mae.
bjs
sonia e francisco

01 abril, 2006 13:11  
Blogger Loira disse...

Sinceramente, sei q me vai custar horrores deixar o meu filho num sítio onde não sei se cuidarão bem dele... estou nas mm circunstâncias q tu. Para já, estou desempregada e vou ficando com ele. qd arranjar emprego, ficará com a minha mãe, durante uns tempos. Dps, logo se vê.
Não acho q as creches sejam más... mas não vejo grandes beneficios qd são tão pequenos e se existirem outras alternativas.
A minha mãe diz q se eu tivesse de regressar a um trabalho já me tinha mentalizado para a separação. Provavelmente é verdade!
bj*

03 abril, 2006 20:05  
Blogger Sandra disse...

Felizmente ou infelizmente estou na mesma situação que tu, estou desempregada e fiquei com a Beatriz em casa. Por enquanto estou feliz assim e em Setembro vai para o colégio, mas sei que vai custar muito mais a ela nessa fase, poque já deve de estar muito apegada a mim, mas logo se vê!
Por enquanto aproveito a minha filhota, muito, muito :)~

beijinhos

obrigada pela vossa visita no nosso cantinho.
A tua filha é muito bonita e engraçada principalmente com óculos escuros!!

03 abril, 2006 21:52  
Blogger Nana disse...

Acredita que sim! :)

Entendo o teu coração de mãe... tambem o sou! Optei por ser ama precisamente para poder responder a estas questões que tu aqui colocas.. e poder provar as mães que sim.. que tanto nas creches como em amas, eles tem muito colinho, as fraldas sao mudadas vezes sem conta acredita.. e sim.. brincamos muito com eles... :)
E claro que NADA mas NADA se compara ao colo, e ao cheiro da mae.. NADA MESMO!
Mas se nao houver alternativa..

acredita que a alegria que sentiras ao chegar ao final do dia e ires buscar a tua filha quer a uma creche quer a uma ama e veres o brilho nos olhos dela de felicidade por te ver... é algo indiscritivel... so se consegue sentir :)


bjos e felicidades
nana

05 abril, 2006 19:16  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Tickets
Insurance Gator