Há certos sinais que nos levam a suspeitar de uma gravidez antes de receber a confirmação:
Amenorreia - Duas semanas depois da fertilização a mulher deixa de ser menstruada.
Frequência da micção - Assim que os níveis de progesterona aumentam e o embrião começa a segregar hCG, o fornecimento de sangue á região pélvica aumenta, o que leva à sua congestão. Esta é comunicada á bexiga, que fica irritada e tenta expelir a miníma quantidade de urina. Assim muitas mulheres sentem o desejo de urinar com mais frequência que o habitual, embora sempre em pequenas quantidades.
Cansaço - A fadiga deve-se em parte aos elevados níveis de progesterona que tem um efeito sedativo. Durante a gravidez os orgãos vitais maternos têm um acréscimo de trabalho para ajudarem no desenvolvimento do feto, o que provoca um cansaço. Solução: tentar descansar o máximo possível.
Gostos e desejos estranhos - Não há nenhuma explicação científica para os desejos que ocasionalmente são estranhos, mas pensa-se que são a resposta do corpo à deficiência de certos minerais. Tente controlar ou distrair os desejos de alimentos muito calóricos mas de baixo valor nutritivo.
CONFIRMAÇÃO DA GRAVIDEZ
Assim que suspeitarmos de uma gravidez, devemos procurar logo a confirmação. Há uma variedade de testes disponíveis.
Análise ao sangue - Realizada pelo médico. Detecta com muita facilidade a hormona da gravidez hCG no sangue.
Exames á urina - A hCG pode temabém ser detectada na urina. Os exames á urina podem ser realizados em casa, no hospital ou no consultório do médico. São cerca de 90% fiáveis.
Testes caseiros - Existem vários testes de gravidez disponíveis nas farmácias, que são de uso simples e oferecem resultados com um rigor de 90%.
Exame interno - Vulgar ecografia. Realizada pelo médico no seu consultório ou num consultório especializado.